NRSYSTEM DESCOMPLICANDO A TI

Transformação ágil realmente funciona?

Postado por Rogério    17/09/19

transformação ágil

Antes de se aventurar no mundo ágil por tentativa e erro, tenha em mente que o sucesso da metodologia ágil pode exigir mudanças na cultura organizacional. Saiba mais sobre este assunto lendo o artigo Transformação ágil gradual, isso realmente funciona?

Continuar a Leitura


Arquitetura da Informação

Postado por Rogério    20/05/19

Arquitetura da Informação - Fases de um projeto

Ao adotar princípios de organização, categorização e representação das informações, uma arquitetura informacional bem elaborada permite que os usuários de web sites (ou demais aplicações web) encontrem facilmente aquilo que querem ver, ouvir ou assistir.

Continuar a Leitura


Aprendizagem orientada por tópicos de backlog

Postado por Rogério    18/03/19

backlog

Neste artigo descrevo uma metodologia baseada em tópicos de backlog, esta técnica poderá te auxiliar nas decisões sobre o que você deve priorizar durante a sua aprendizagem em desenvolvimento de software, evitando assim, distrações quando se deparar com algo novo ou desconhecido.

Continuar a Leitura


4 fatores que podem impactar um website

Postado por Rogério    07/02/19

wireframe de um website

Se você está iniciando um negócio e criou o seu website, não significa que o seu trabalho esteja concluído. Você precisa entender, que no mesmo ritmo em que ocorrem as mudanças nas necessidades e comportamentos dos seus clientes, o seu website deve continuar evoluindo para que seus objetivos sejam atingidos.

Continuar a Leitura


O que é governança de TI?

Postado por Rogério    20/01/19

Modelo de governança de TI

Neste artigo detalhamos a governança de TI e apresentamos os principais conceitos e benefícios para a sua empresa. Se você não sabe muito sobre este assunto, provavelmente está perdendo grandes oportunidades...

Continuar a Leitura


Acessibilidade web

Postado por Rogério    16/01/19

Teste de acessibilidade

Você sabia que a ferramenta AccessMonitor permite medir o nível de acessibilidade do seu website? Um website deve estar preparado para diferentes formas de interação, proporcionando um maior grau de autonomia aos seus usuários, inclusive aqueles que possuam alguma limitação.

Continuar a Leitura


White Belt | Certificação gratuita

Postado por Rogério    15/01/19

Gestão de Processos

Em um mercado extremamente dinâmico e desafiador, as Certificações Profissionais em TI são uma ótima vitrine das nossas capacidades. Não perca a oportunidade oferecida pela Escola EDTI para realizar o Curso gratuito de Six Sigma: White Belt com direito a Certificado de Conclusão.

Continuar a Leitura


BPMN e documentação de software

Postado por Rogério    02/01/19

Diagrama BPMN

Tendo em vista as necessidades dos usuários, devemos considerar quais são os meios ou técnicas que podemos utilizar para avaliar a aderência de um produto de software. Adotar diagramas BPMN como parte integrante da documentação de sistemas de informação pode ser uma ótima estratégia. 

Continuar a Leitura


Gerenciamento de Processos de Negócio

Postado por Rogério    01/01/19

Em breve lançaremos o Curso de Analista de Processos de Negócios, por isso, recomendamos aos interessados no assunto que assistam o primeiro vídeo da série "Tecnologia da Informação e Estratégias de Negócios".

Continuar a Leitura


Evolução dos sistemas de banco de dados

Postado por Rogério    22/08/18

primeiro computador com disco rígido

Fornecer armazenamento e acesso aos dados de uma forma eficiente sempre foi um enorme desafio. Isso envolve identificar gargalos de desempenho e entender como os usuários querem acessar e visualizar os dados.

Continuar a Leitura


Engenharia Reversa e Dicionário de Dados

Postado por Rogério    15/06/18

Modelo Entidade-Relacionamento

Seja por uma questão cultural ou simplesmente por falta de tempo, muitas vezes o banco de dados não possui nenhuma documentação. Qualquer uma dessas situações acaba por prejudicar a manutenção ou futuras atualizações no BD. Nestes casos, a técnica de engenharia reversa pode ser utilizada para sanar esse problema.

Continuar a Leitura