Projeto deste Website

Prof. Rogério Fernandes

O novo website da NRSYSTEM foi desenvolvido de forma a oferecer uma navegação mais confortável aos seus usuários. Além da nova diagramação e programação visual, foram implementadas funcionalidades como navegação via teclado e atalhos para saltar blocos de conteúdo.
Nesta nova interface responsiva projetada para se ajustar a qualquer resolução de tela, a arquitetura da informação foi totalmente reestruturada, tornando o conteúdo mais claro e objetivo. Testes de usabilidade e acessibilidade foram realizados nos seguintes navegadores: Internet Explorer, Google Chrome, Opera e Mozilla Firefox.


Navegação via Teclado

1. Voltar para a página inicial:
Em todas as páginas deste website, com exceção da página principal, ao pressionar a tecla ALT em conjunto com o algarismo 1 (ALT + 1) chega-se diretamente ao link "Homepage".
2. Ir para o conteúdo:
Ao teclar ALT + 2 em qualquer página do site, chega-se diretamente ao conteúdo da página.
3. Voltar ao início:
Em todas as páginas, teclando-se ALT + 3, volta-se ao início da página.
4. Acessibilidade:
Em todas as páginas, com excessão desta, teclando-se ALT + 4, chega-se a página de acessibilidade.
5. Pesquisa:
Caso esteja procurando por algum assunto específico, acione o campo de busca usando a combinação ALT + 0. Este mecanismo está disponível tanto na página inicial quanto no blog, seu objetivo é facilitar a procura de notícias que foram publicadas neste website, sejam elas recentes ou não.

As observações anteriores referem-se aos navegadores Internet Explorer e Google Chrome. No caso específico do Internet Explorer, as teclas de atalho apenas "selecionam" o link, sendo necessário pressionar a tecla ENTER para acessar a página desejada.
No caso do Firefox, em vez de ALT + número, deve-se teclar simultaneamente ALT + SHIFT + número.
No Opera, as teclas de atalho são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Para aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, os usuários podem utilizar os recursos do próprio navegador. Os comandos para isso são:
Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.


Acessibilidade

A acessibilidade deste website foi aprovada por validadores automáticos e por especialistas no assunto, nesse projeto, o objetivo principal foi viabilizar a construção de uma interface flexível o suficiente para atender às necessidades e preferências do maior número possível de pessoas, independente de limitação física ou tecnológica. Para tal, aliando as boas práticas de desenvolvimento web e os princípios da arquitetura da informação, buscou-se atender as orientações do Web Content Accessibility Guidelines.

Ainda que se trate de um projeto concluído, a interface deste website está em constante atualização, por isso, disponibilizo meu e-mail para eventuais dúvidas e sugestões: rogerio@nrsystem.com.br. Diversos materiais sobre a temática estão disponíveis na página de downloads, trata-se de conteúdo imprescindível para futuros desenvolvedores, alunos e professores envolvidos em projetos de websites acessíveis.